Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com as nossas Políticas de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições.


Resultado de Exames  

Exame

OBS.: ESTAMOS ATUALIZANDO NOSSO BANCO DE DADOS, CASO NÃO ENCONTRAR ALGUM EXAME, POR FAVOR, ENTRE EM CONTATO CONOSCO

VITAMINA E - Biolabor - Laboratório Clínico

VITAMINA E

Código do Exame: BL2893948
Este exame é útil no diagnóstico de deficiência de vitamina E, ou tocoferol. A vitamina E contribui para a manutenção das membranas celulares e dos sistemas vascular e nervoso. Seu mecanismo de ação não é completamente conhecido. Sabe-se, porém, que os tocoferóis funcionam como antioxidantes e protegem a integridade das biomembranas.

Tanto a deficiência de vitamina A quanto a de vitamina E, decorrem de má nutrição ou má absorção intestinal, podendo causar: Fraqueza muscular (astenia), perda de massa muscular (catabolismo), movimentos anormais dos olhos, problemas de visão (retinopatia), falta de coordenação motora (ataxia), imunidade debilitada, problemas de marcha, anemia. Em crianças, a carência de tocoferol pode causar neuropatias motoras e sensitivas, que são reversíveis. A suplementação com elevadas doses de vitamina E pode significativamente prejudicar a absorção de vitamina D e vitamina K.

Alguns alimentos ricos em vitamina E são principalmente os de origem vegetal ricos em gordura, como as sementes de girassol, as avelãs e castanhas. Porém, alguns alimentos de origem animal, como salmão, bacalhau e ovo cozido também são ricos nesta vitamina. Níveis baixos podem ser determinados por má absorção (pancreatite, fibrose cística, atresia de vias biliares, ressecção intestinal), prematuridade, etilismo, cirrose, uso de anticonvulsivante, colestiramina, óleos minerais e contraceptivos orais.

RECOMENDAÇÕES

Jejum de 4 horas ou mais.
À critério do médico, fazer a suspensão de anti-convulsivantes, etanol, colestiramina, óleos minerais e contraceptivos orais.

Exames Mais Realizados


Biolabor - Laboratório Clínico