Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com as nossas Políticas de Privacidade e ao continuar navegando, você concorda com estas condições.


Resultado de Exames  

Exame

OBS.: ESTAMOS ATUALIZANDO NOSSO BANCO DE DADOS, CASO NÃO ENCONTRAR ALGUM EXAME, POR FAVOR, ENTRE EM CONTATO CONOSCO

INTERFERON GAMMA - QUANTIFERON-TB GOLD PLUS - Biolabor - Laboratório Clínico

INTERFERON GAMMA - QUANTIFERON-TB GOLD PLUS

Código do Exame: BL2344058
A infecção latente pelo Mycobacterium tuberculosis (ILTB) deve ser identificada em algumas situações de exposição e também na avaliação de determinadas populações imunossuprimidas, como no HIV, e previamente ao uso de imunossupressores.


Há dois testes disponíveis para a identificação de ILTB : a prova tuberculínica (PPD, abreviação em inglês de Purified Protein Derivative), que atualmente não está disponível nos laboratórios privados e o QuantiFERON-TB Gold Plus (QFT-Plus). Os benefícios do uso de QFT-Plus são: a realização do teste é uma só visita (o PPD requer retorno entre 48-72 horas para avaliação da pápula), maior objetividade na interpretação do teste (PPD depende da análise e medição da pápula no local de aplicação do teste com grande variação da leitura entre examinadores) e ausência de interferência da vacinação com BCG e da maioria de outras espécies de micobacterias (menor risco de falso positivo).

O QFT-Plus é um teste que utiliza uma mistura de peptídeos que simulam as proteínas ESAT-6 e CFP-10 Mycobacterium tuberculosis(MTB) para estimular células mononucleares. Estas proteínas estão ausentes em todas as cepas de M. bovis (BCG) e na maioria das micobactérias não tuberculosas, com a exceção de M. kansasii, M. szulgai, e M. marinum. As células mononucleares de pacientes com infecção pelo MTB, ao entrar em contato com os peptídeos acima são estimuladas, com consequente produção de interferon-gamma (IFN-y). Portanto, a detecção por ensaio imunoenzimático (ELISA) do IFN-y é utilizada para identificar respostas in vitro aos antígenos associados com a infecção por MTB.


Resultados falsos negativos podem ser observados em pacientes com infecção pelo M. tuberculosis e idade avançada ( 65 anos), linfopenia, câncer e doença disseminada.A realização de QFT está validada para crianças acima de 5 anos (CDC/OMS). De acordo com a Associação Americana de Pediatria, à despeito de termos poucos estudos em menores de 5 anos, da menor sensibilidade e da maior possibilidade de resultados indeterminados pela imaturidade do sistema imunológico, em crianças entre 2 e 5 anos imunizadas com BCG, o QFT-Plus seria o teste preferencial. Em crianças menores de 2 anos, o PPD seria o teste preferencial, o QFT-Plus pode ser realizado à critério médico.

RECOMENDAÇÕES

Exames Mais Realizados


Biolabor - Laboratório Clínico